quinta-feira, 29 de maio de 2014

Gorila de montanha do Congo

O gorila de montanha do Congo é o maior primata que existe. 

Fisicamente, o gorila pode ter 1,5 a 2 metros de altura e o peso varia conforme o sexo (macho- até 300 kg; fêmea- até 110 kg). São extremamente fortes, podendo mais de uma tonelada com os braços. Esta espécie não é violenta e evita o contato com os humanos, mas quando é ameaçada é capaz de atacar. A sua cor é preta e podem viver, em média, até aos 45 anos.
Esqueleto de um gorila

Alimentam-se, principalmente, de folhas, frutas e rebentos (sendo então herbívoro) e alimenta-se também de insetos.
Habitam em florestas tropicais na África e vivem em grupos, onde o líder é o macho mais forte.
Neste mapa representado ao lado, podemos ver a distribuição dos gorilas de montanha em que têm uma população de 780 gorilas, que localizam-se maioritariamente no Parque Nacional Virunga. Com a criação deste parque diz-se que a população aumentou pelo menos 14%.
Os gorilas estão em ameaça de extinção devido á caça ilegal, conflitos militares, destruição do habitat, exploração petrolífera e doenças.
Mais recentemente, houve um caso de um grupo de gorilas que foi abatido e comido por um grupo de rebeldes que habitava na zona do Parque Nacional Virunga. Estes gorilas estavam habituados à presença humana portanto eram alvos fáceis. Esta espécie está a ser utilizada como um alimento e vendida no mercado negro.
 Estes são também vitimas, muitas vezes, de conflito humano uma vez que se localizam também na fronteira entre Ruanda e Uganda (o que leva à perda do habitat e caça ilegal).
Um gorila com o seu filho, em Virunga

1 comentário: